Não diga ao eleitor que ele precisa votar certo!

13/09/2017 10:00

Imagine um entrevistador do IPO batendo na casa de um eleitor e perguntando em quem ele votou no segundo turno das eleições para Presidente na eleição de 2014! Excluindo os eleitores que têm relação orgânica com um partido político, mais de 95% da população gaúcha tem a convicção de que votou no candidato em que acreditava e foi enganado: o problema é que, o que parecia ser, necessariamente não era!

A decepção é a ocorrência mais comum entre os eleitores e a preocupação os assola dia-a-dia. Em pesquisas qualitativas o eleitor faz diversas analogias para exprimir sua inquietação, entre elas destaca-se a comparação do Brasil com um avião sem piloto. Um avião que está sendo comandado pelo “piloto automático” e que a todo momento está sofrendo avarias.  

Este eleitor sabe que precisa votar em um “piloto”, em um candidato que possa assumir a condução do avião. O eleitor tem consciência de que o problema é anterior ao destino do voto, o problema está na seleção dos candidatos. Neste tipo de analogia, os eleitores afirmam que os candidatos que se apresentam “dizem que sabem pilotar, mas na verdade não tem brevê nem horas de voo, não tem condições de pilotar o Brasil”.

O descrédito do eleitor com a política está se tornando imensurável e o eleitor não quer receber indiretas sobre a sua capacidade de votar, com frases do tipo: “vote certo”, “vote consciente”, “vamos mudar o Brasil com o voto”.  O eleitor almeja por mudanças na regra do jogo, mudanças que delimitem regras rígidas para definir os candidatos aptos. Estes candidatos precisam ter lisura ética e capacidade de gestão devidamente comprovadas.

O eleitor oscila cada vez mais entre o sentimento de frustração, movido pela descrença e indignação diante das denúncias intermináveis da operação Lava Jato e o sentimento de esperança, de quem almeja dias melhores e acredita que existem pessoas bem-intencionadas que poderiam assumir a representação política, tornando-se políticos. O eleitor sabe votar, pois vota com base na cultura política existente e a cultura política existente é resultado do sistema político vigente. Bingo!

O consumidor “empoderado” ativa a “ouvidoria pública”

06/09/2017 10:00

As plataformas digitais colocaram o consumidor no centro das atenções: deram “voz a quem não tinha” e “estas vozes somadas” “empoderaram” o consumidor (tornando-os emissores, agentes ativos no processo de comunicação).

Há uma mudança social em curso, advinda da relação com as redes sociais, estabelecendo um novo padrão comportamental. Neste novo cenário o consumidor está no controle e suas ações motivam uma sequência de alterações no mercado e na relação com as marcas, que impactam desde a forma de fazer a comunicação até a forma de expor um produto no varejo.

Foi-se o tempo em que o consumidor procurava o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) de uma empresa para fazer sua reclamação ou manifestar sua percepção sobre um comercial em sala de aula ou na mesa do jantar.

Os estudos do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião indicam que o “empoderamento” do consumidor ativa a “ouvidoria pública” que consiste no relato natural e instantâneo sobre uma marca ou produto nas redes sociais. Pela pressão social, seja pelos comentários e pelas interações dos internautas, a empresa se vê coagida a monitorar ou até mesmo a responder as manifestações dos consumidores. Este novo comportamento diminui a demanda nos SACs e aumenta a demanda nas redes sociais.

As experiências do consumidor em sua jornada de compra, sejam positivas ou negativas, são cada vez mais relatadas instantaneamente nas redes sociais. Efetivamente, o consumidor reclama mais do que elogia. Na prática, o consumidor facilmente critica e expõe os incômodos ocasionados por um mau atendimento ou má qualidade de um produto, relatando apenas as experiências resultantes de práticas de “encantamento”, que é quando o produto e/ou atendimento propicia uma experiência única, um sentimento positivo ou uma sensação de bem-estar para o consumidor.

As redes sociais se tornam um lugar “onde todo mundo está”, obrigando empresas a se relacionarem, monitorarem e elaborarem estratégias de atendimento pelas redes sociais. O fenômeno da “ouvidoria pública” coloca o consumidor “dentro da sala de casa de uma marca” e motiva novas práticas de comunicação que devem ser observadas:

•    Acesso de pessoas/ consumidores em tempo real/ com maior democratização da informação;
•    Possibilidade de aferição dos indicadores de forma mais direta;
•    Possibilidade de direcionar e acompanhar o público alvo.

As mudanças pautadas pelas plataformas digitais e tecnológicas demandam uma maior capacidade dos profissionais envolvidos nestes processos, pela busca de espaço para acentuar os resultados das marcas, a estratégia passa a ser tão importante quanto a criatividade.
Comportamento e Sociedade

O Blog Comportamento e Sociedade será comandado por Elis Radmann.
Socióloga MTb 721
Mestre Ciência Política UFRGS
Diretora do IPO - Instituto Pesquisas de Opinião  www.ipo.inf.br
Conselheira ASBPM (Associação Brasileia de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia).
20 anos de atuação na coordenação de pesquisas de opinião.

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