Qual o tipo de consumidor você é?

12/03/2018 15:27

Estudar o comportamento da sociedade é viver em um eterno aprendizado. Um mesmo indivíduo participa de vários campos que compõe a sua realidade: é um eleitor, é um consumidor, é um cidadão, integra uma família e assim por diante. E o comportamento deste indivíduo em cada um dos campos da realidade social é constituído pelas mesmas variáveis conjunturais e estruturais.

O melhor exemplo está na variável econômica. A situação econômica do país afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e interfere nos comportamentos, delimitando o ânimo da opinião pública, as tendências eleitorais e o comportamento do consumidor.

Outra variável que afeta o comportamento da sociedade é a tecnologia, em especial, o papel que a internet e as redes sociais passam a ocupar no seio familiar, nas relações de trabalho e nas situações mais elementares do dia-a-dia.

E a terceira variável com papel importante na formação das decisões está associada ao estilo de vida e ao nível de individualismo. Quanto maior for o individualismo, menor será o sentimento de comunidade e a influência da família na decisão de compra.

Analisando as principais variáveis que interferem no comportamento da sociedade, o IPO – Instituto Pesquisas de Opinião elaborou uma tipologia do comportamento do consumidor gaúcho.

E onde você se encaixa como consumidor?

O consumidor de tendências = é o consumidor que acompanha a moda. Quer estar sempre atualizado, adora novidades. Para este consumidor é vital a importância da marca no processo de decisão. Este comportamento está associado a decisão de compra hedônica (necessidade de prazer, emoção, vaidade, etc.).

O consumidor racional = é o consumidor funcional que manifesta uma decisão de compra utilitária. Planeja a compra, calcula o custo X benefício de sua decisão. Pesquisa preço, avalia as vantagens da compra. Muitos consumidores utilitários economizam primeiro para comprar depois.

O consumidor impulsivo = é o consumidor tipicamente consumista. Compra tudo que vê, mesmo quando não pode. Neste tipo de comportamento se incluem aqueles que são viciados e se sentem felizes quando estão comprando e frustrados após a compra, quando avaliam que o que foi comprado não tem importância e pode resultar em problemas financeiros.

O consumidor consciente = tem uma visão de mundo e acredita em ideais e princípios. O consumidor consciente, para escolher os seus produtos, além do preço e da marca leva em consideração o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações de trabalho.

O consumidor anticonsumo = este grupo se constitui em duas lógicas distintas, mas que mantém a mesma prática: evitam realizar compras. O primeiro grupo é constituído pelo consumidor que não tem tempo ou não gosta de comprar. Só compra o essencial e em situações de necessidade extrema. Na maioria dos casos, este consumidor tem o apoio de um familiar.

O segundo grupo é formado pelos consumidores que defendem a substituição de produtos industrializados por produtos caseiros e a realização de escambos de produtos entre as pessoas.

Para entender cada um destes comportamentos são analisadas a faixa etária e a renda familiar, variáveis vitais para delimitar a preferência pelo canal de compra: presencial ou virtual.

Como há muitas mudanças a caminho o questiionamento continua: a sociedade muda os comportamentos ou os comportamentos mudam a sociedade. E quando há questionamento, há trabalho para os cientistas do IPO.

Comportamento e Sociedade

O Blog Comportamento e Sociedade será comandado por Elis Radmann.
Socióloga MTb 721
Mestre Ciência Política UFRGS
Diretora do IPO - Instituto Pesquisas de Opinião  www.ipo.inf.br
Conselheira ASBPM (Associação Brasileia de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia).
20 anos de atuação na coordenação de pesquisas de opinião.

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