Por que investir?

26/05/2020 09:01

Vivemos em um mundo no qual um dos recursos mais escassos é o tempo. Há pouco tempo para a família, pouco tempo para atividades de lazer e pouco tempo para aproveitar a vida conforme nos seja mais agradável.

Logo, a resposta para a pergunta “Por que investir?” poderia ser “para criar tempo para nós mesmos”. Investir é fazer o dinheiro trabalhar para você. Quanto maior a capacidade de poupança de uma pessoa, maior será sua recompensa futura, podendo ela optar por querer trabalhar ou não. Trabalhar por prazer e não por obrigação, é um dos benefícios gerados pelo investimento.

Claro que nem todos conseguem guardar algum dinheiro no final do mês. Em muitos casos, tem-se duas soluções para esse problema - gerar mais renda ou cortar gastos. Gerar mais renda é buscar alternativas para complementar o salário ou os rendimentos da atividade que a pessoa exerce. Cortar gastos é eliminar custos que não são essenciais, trocar despesas caras por mais baratas, como nos casos de empréstimos e financiamentos, evitar pagar anuidade nos cartões de crédito, bem como saber usá-lo a fim de evitar o descontrole financeiro.

Dessa forma, ao aumentar a receita e/ou reduzir despesas desnecessárias, torna-se possível dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Iniciando com a formação da reserva de emergência (dinheiro aplicado com o objetivo de cobrir imprevistos) para depois buscar maiores retornos em outros tipos de investimentos.

Ao realizar os investimentos em aplicações condizentes com seu perfil, combinando com novos aportes regulares, o dinheiro começa a trabalhar para você. Sacrificando alguns confortos no presente, pode significar ter uma vida futura sustentada apenas com os rendimentos dos investimentos.

Enfim, tempo e investimento, às vezes parecem ser conflitantes no curto prazo, pois no início da vida de investidor, pouco cresce o “bolo” oriundo das aplicações. Porém, no futuro, é justamente o investimento que nos gera tempo. Tempo para gastar com aquilo que nos agrada.

Vamos começar a criar o seu tempo? 

Eu sou o Rafael Freitas, sócio e assessor da GX Investimentos.

Conheça mais como eu posso te ajudar clicando aqui.

Voltar Topo