Rio Grande

Governo Federal

RG vai ter multiplicador dos cursos do Cadastro Único

Por Assessoria , 19/07/2019, 08h29

Nesta sexta-feira, 19, em Brasília, encerra uma formação no Ministério da Cidadania com objetivo de formar multiplicadores dos cursos do Cadastro Único do Governo Federal. O secretário adjunto de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) em Rio Grande, Chendler Siqueira, participa do curso.

Chendler foi indicado para se tornar um multiplicador pela gestão do Cadastro Único do Governo do Estado do RS, por ter participações nas capacitações estaduais quando ministrou palestras sobre os Povos Tradicionais e Específicos no Cadastro Único, com foco nos Povos Tradicionais de Matriz Africana (famílias pertencentes às comunidades de terreiro). Apenas 27 pessoas de todo o Brasil foram selecionadas para se tornar um multiplicador do Governo Federal.

Com essa formação, ele estará habilitado a ministrar capacitações aos entrevistadores municipais que são responsáveis por cadastrar novas famílias e atualizar o cadastro de outras já cadastradas no CadUnico, bem como ministrar capacitações em qualquer local do país, com reconhecimento do Ministério da Cidadania.

O que é

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado, obrigatoriamente, para a concessão dos benefícios de programas como o Bolsa Família o Minha Casa Minha Vida.

Foto: Divulgação PMRG

Voltar Topo