Rio Grande

Cotidiano

Dia de paralisação tem transporte coletivo funcionando normalmente

Por Rodrigo de Aguiar , 13/08/2019, 10h32

A terça-feira de paralisação nacional convocada pelas centrais sindicais começou de forma tranquila em Rio Grande. Desde as primeiras horas da manhã, os ônibus do transporte coletivo circularam normalmente e garantiram a prestação do serviço sem interrupções. Nas garagens das empresas Noiva do Mar e Transpessoal, relatos apontavam a presença da Brigada Militar para assegurar a saída dos coletivos.

Nas escolas de rede municipal de ensino, a grande maioria das instituições aderiram à mobilização e segundo a secretária municipal de educação, Vanessa Pintanel, poucas foram as escolas que iniciaram as atividades do dia parcialmente. Na rede estadual, a coordenadora regional de educação, Janete Pinto, informou que na área de atuação somente três escolas, uma delas é o Instituto São José, em São José do Norte, que não teve aulas nessa manhã.

Já no campus Rio Grande do Instituto Federal de Ciência, Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o diretor da instituição, Alexandre Machado, informou que a unidade abriu as portas normalmente e os professores foram liberados para optar ou não pela participação no dia de paralisação. Na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) a situação é praticamente a mesma, sendo que a realização das aulas fica a cargo de cada professor.

De acordo com a programação divulgada nas redes sociais, o período da manhã e da tarde será dedicado à mostra de trabalhos de alunos da rede pública de educação e a partir das 18h está prevista a realização de uma caminhada em defesa do ensino. A paralisação tem como um dos organizadores a Frente Brasil Popular e tem também dentro de sua pauta de reivindicações as questões relacionadas à reforma da previdência.

Fotos: Rodrigo de Aguiar/Grupo Oceano

Voltar Topo