Zona Sul

Encontro

Política de Desenvolvimento Regional é tema de reunião entre secretários da Metade Sul

Por Redação , 12/06/2019, 09h22

Debater e implementar políticas de desenvolvimento regional para a Metade Sul do estado. Para isso gestores públicos de diversas cidades gaúchas do entorno estiveram reunidos na Prefeitura de Rio Grande. A reunião de trabalho é fruto de um encontro anterior entre prefeitos da Azonasul e o governo do estado, em agenda na capital. Durante mais de duas horas secretários de desenvolvimento, turismo, finanças e prefeitos das cidades de Capão do Leão, Candiota, Pinheiro Machado, Pelotas, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Rio Grande elencaram as principais pautas (em potencial ou execução) que conferem ou podem conferir desenvolvimento econômico e social ao bloco de municípios.

O intuito é também trocar experiências bem sucedidas implantadas pelas prefeituras. O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda de Rio Grande, Cláudio Dutra, aproveitou a oportunidade para apresentar o “Alvará Digital”. O serviço foi lançado pelo município de Rio Grande no final de abril e permite, através do portal institucional da Sala do Empreendedor, a emissão de alvarás em até 24 horas, o que aumentou a agilidade, praticidade e desburocratizou o processo de aberturas de novas empresas. O secretário executivo da Anozasul, Henrique Feijó, elogiou a funcionalidade do serviço. O secretário de Desenvolvimento de Pelotas, Gilmar Bazanella, anunciou que a cidade, por sua vez, vai lançar serviço similar ainda esta semana.

Outros aspectos discutidos pelos representantes disseram respeito ao turismo, ao meio ambiente, ao desenvolvimento portuário e logístico, desenvolvimento dos parques tecnológicos e à melhoria no ambiente de negócios locais. Também levantadas pelos gestores a produção, na região, de arroz, soja, azeite e os arranjos finais para a instalação de uma fábrica de pellets em Pinheiro Machado e da UTE Ouro Negro em Pedras Altas.

A partir desta reunião, as prefeituras vão elaborar um mapeamento das pautas desenvolvimentistas e relacionar as principais demandas de cada município. O documento servirá de base para a construção de uma Carta da Metade Sul a ser entregue ao governo do estado, visando uma atuação conjunta e estratégica entre as cidades.

Voltar Topo