Estado

Comodidade

Condutor já pode solicitar 2ª via do CRLV pela internet

Por Guilherme Rajão , 15/01/2020, 14h17

Uma iniciativa do DetranRS promete dar mais comodidade aos condutores que necessitam de uma segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Agora, os motoristas não precisam mais se deslocar até um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) credenciado ao Detran, sendo disponibilizado um endereço virtual, através da Central de Serviços do site do Detran.

Prazo de entrega

Desde dezembro, a entrega do CRLV pelos Correios não exige mais a assinatura do recebedor. O proprietário pode consultar no site do DetranRS o prazo de entrega (link consulta de veículo). Se o prazo já estiver vencido, poderá ser solicitada uma segunda via gratuita. Já nos casos em que o proprietário desejar solicitar nova via ainda dentro do prazo informado, ele deverá realizar o pagamento de taxas.

Atualização de endereço

Uma das causas frequentes para o não recebimento do documento é o endereço desatualizado. Por isso, na Central de Serviços, o proprietário é demandado a atualizar seu endereço. Se não estiver correto, o proprietário deverá dirigir-se a um Centro de Registro de Veículos Automotores e fazer a atualização. Na mesma oportunidade, poderá optar por solicitar a segunda via do licenciamento no próprio CRVA.

CRLV eletrônico

Vale lembrar que o CRLV eletrônico é uma opção prática e econômica, com o mesmo valor do documento impresso. Quando for processado o pagamento das taxas do novo licenciamento, o CRLV será atualizado no aplicativo, antes mesmo da entrega do documento em papel. O licenciamento do ano anterior segue válido de acordo com o final da placa do veículo.

Documento em papel

Embora o Denatran tenha disponibilizado no CRLV eletrônico a possibilidade de impressão pelo próprio proprietário do veículo, essa versão ainda não está sendo aceita pela fiscalização. O DetranRS implantará essa modalidade antes de 30 de junho, prazo estabelecido pela deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito. Hoje, portanto, a única versão impressa de CRLV aceita no RS pela fiscalização é a produzida em papel-moeda pelo próprio DetranRS.

Foto: Divulgação

Voltar Topo