Rio Grande

Cultura

Selecionados no Procultura recebem certificados de aprovação dos projetos

Por Assessoria , 11/12/2019, 17h34

Dez trabalhos aprovados na seleção do Programa Procultura da Secretaria de Município da Cultura (Secult) foram certificados em solenidade, na noite de terça-feira (10), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura Municipal. Cada um dos projetos vai receber o valor de R$ 10 mil do Fundo Municipal de Cultura para desenvolver a ideia selecionada. Entre os selecionados estão propostas que envolvem dança, artesanato, hip-hop, cinema, música e literatura.

O secretário da Secult, Ricardo Freitas representou o prefeito Alexandre Lindenmeyer e coordenou a cerimônia ao lado do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Miguel Isoldi. No término do evento, Freitas comentou que essa seleção demonstra que existe uma riqueza e diversidade cultural muito grande no município e que isso foi constatado na abertura do edital e no recebimento das propostas.

Selecionados

Assim como todos os selecionados, Felipe Nóbrega, um dos autores do projeto Cultura da Zona Oeste: A Comunidade e sua Arte, se manifestou na cerimônia. Sobre o projeto, explicou que a proposta trabalha com oito comunidades periféricas localizadas próximas à FURG. “É um documentário produzido por eles, jovens mediadores culturais que desenvolverão a ideia. Hip-hop, grafite, dança e outras artes vão ser mostradas. Participar do Procultura e ser selecionado é, mais do que tudo, uma vitória da comunidade da Zona Oeste”, defendeu.

André Luiz Marques, conhecido como Dizéro, foi outro artista a ter o trabalho selecionado que recebeu o certificado oficializando o projeto no Procultura. Ele explicou que “a proposta é formar os artistas, transformando-os em educadores, oferecendo uma formação por meio do hip-hop para que aqueles que praticam essa arte possam se multiplicar e atendam demandas das escolas, passando uma boa mensagem para estudantes”.

Confira a lista dos projetos selecionados no Procultura:

1 – Paralaxe – Linhas Cruzadas (proponente L32 Filmes – Paulo Jaime Bech)

2 – Cultura da Zona Oeste: A Comunidade e Sua Arte (proponente Felipe Nóbrega Ferreira)

3 – Projeto Coração Feita à Mão (proponente Carla Rosane Ferreira da Silva)

4 – Festa de Iemanjá, Patrimônio Vivo da Cidade do Rio Grande: Educação Patrimonial dos Terreiros (proponente URUMI – União Rio-grandina de Cultos Umbandistas e Afro-Brasileiros Mãe Iemanjá)

5 – Ocuparte Rio Grande (proponente Robson Teixeira Porto)

6 – Inventário (proponente Beatriz Rodrigues Ferreira)

7 – O Céu Riscado na Pele (proponente Vivian Castro de Miranda)

8 – Minicurso de Capacitação para Oficineiros de Hip-hop: Metodologia Didática e Conteúdos (proponente André Luiz Marques)

9 – Grão (proponente Gianluca Cozza)

10 – Jovem Escritor (proponente Marcos Costa Filho)

Foto: Richard Furtado/PMRG

Voltar Topo