País

Educação

Inscrições para o Enem 2020 são prorrogadas até quarta-feira

Por Redação , 22/05/2020, 15h33

Nesta sexta-feira (22), o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciaram que o prazo de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, inicialmente previsto para se encerrar nesta sexta-feira, foi prorrogado até às 23h59 da próxima quarta-feira (27). A data de aplicação do Exame também será adiada. 

O ministro da Educação Abraham Weintraub fez o anúncio da prorrogação do prazo em sua conta do twitter. "Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do @inep_oficial", escreveu o ministro. Em nota, o Inep, órgão responsável pela prova, informou que a decisão se deu após reunião, realizada na manhã desta sexta-feira, entre o Instituto e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).  "O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público", informou. 

Na última quinta-feira (21), o Conselho havia enviado um ofício ao Inep, solicitando a prorrogação das inscrições até junho. A justificativa seria  a dificuldade de acesso à internet de parte dos estudantes da rede pública de ensino, que estão afastados das escolas devido à pandemia de coronavírus (Covid-19). Ainda, além do Conselho, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também haviam pedido adiamento do Enem por meio de um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a Ubes, um abaixo-assinado havia reunido mais de 350 mil assinaturas pedindo o adiamento da prova.

Até as 12h desta sexta-feira, 5.151.868 pessoas já estavam inscritas, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital, de acordo com o Inep. Devido à pandemia, além das inscrições, também serão adiados os dias de realização do Exame. A definição das novas datas será definida através de uma enquete com os participantes.

 Imagem: Divulgação/Inep

Voltar Topo