Zona Sul

Capacitação

Profissionais da saúde de Pelotas realizam treinamento para Covid-19

Por Redação , 27/05/2020, 11h08

O Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) da Prefeitura de Pelotas, referência no tratamento a crianças com sintomas de síndromes gripais, está se preparando para começar a atender, também, pacientes adultos. O intuito é centralizar o atendimento a pessoas com possíveis sintomas de coronavírus (Covid-19). Para prestar um serviço de qualidade ao residentes no município, o Laboratório de Simulação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está realizando um treinamento de procedimentos para profissionais da saúde que estão em fase de contratação pelo Município.

Coordenado pelas professoras da UCPel, Ana Cristina Kraemer e Samanta Maagh, e da UFPel, Marina Bainy, 13 médicos e três enfermeiros passam por três fases de preparatório para lidar com os pacientes que procurarem os serviços do Centro Covid. A primeira fase foi realizada através de uma plataforma virtual, onde os profissionais de saúde assistiram vídeos de procedimentos da Covid-19 e protocolos de atendimento, realizados por Marina, na última semana.

Na última segunda-feira (25), encerrou-se a segunda fase do treinamento. Nesta etapa as professoras da UCPel realizaram oficinas de habilidades para atendimento, como paramentação, acesso à via aérea através de entubação e máscara laríngea. Todas as oficinas foram realizadas em um manequim.

Já na terça-feira (26), teve início a última fase do treinamento. Esta etapa se encerra na próxima sexta-feira (29), com uma atividade que contará com uma barraca com estudantes de Enfermagem e atores como pacientes para atendimento de triagem. Também haverá uma simulação de atendimento nas salas chamadas amarela e vermelha, local para o qual pacientes em estado grave são encaminhados.

“Estamos tendo dificuldade para montar equipes preparadas e capacitadas para a Covid-19 e é uma grande satisfação capacitar estes profissionais não só para Pelotas, como também para o mundo”, destacou a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, ao enfatizar que a capacitação é fundamental para a formação de equipes preparadas para o enfrentamento da pandemia.

 

Voltar Topo