País

Polícia

Em inquérito contra fake news, PF cumpre mandados em cinco estados e no DF

Por Catharina Signorini , 27/05/2020, 14h50

Nesta quarta-feira (27), a Polícia Federal (PF) cumpriu 29 mandados de busca e apreensão. As ações são diligências, autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito 4781, que investiga a existência de esquemas de financiamento e divulgação em massa nas redes sociais de notícias falsas contra autoridades da República. Os mandados foram cumpridas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catariana.

Entre os alvos dos mandados estão o presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang, proprietário das Lojas Havan, a ativista Sarah Winter, o blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre, e o humorista Rey Bianchi. Todos eles se manifestaram em suas redes sociais repudiando as buscas em seus endereços.

Destaca-se que a PF também cumpriu mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa de São Paulo. As ações ocorreram no gabinete do deputado estadual Douglas Garcia (PSL), onde foram apreendidos computadores pertencentes à assembleia.

Outros empresários e assessores parlamentares também são alvo dos mandados de busca. O inquérito apura ainda o envolvimento de deputados federais no suposto esquema de fake news.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Voltar Topo