FURG

Coronavírus

Furg produz antisséptico a base de álcool para doar a hospital e prefeituras

Por Redação , 25/03/2020, 19h52

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19) diversas ações inspiradoras estão sendo feitas ao redor do mundo, e em Rio Grande não é diferente. Na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), foi formada uma força-tarefa envolvendo professores, técnicos e discentes dos cursos de pós-graduação da Escola de Química e Alimentos (EQA) para a produção de antisséptico a base de álcool. O produto foi testado na segunda-feira (23) e será distribuído, quando pronto, para o Hospital Universitário da Furg e prefeituras de Rio Grande e São Lourenço do Sul, que farão a distribuição do antisséptico para unidades básicas de saúde e ações de assistência social.

Segundo o professor Felipe Kessler, são 50 pessoas diretamente envolvidas no projeto, que conta com banco de reserva de voluntários querendo participar. O professor explica que a fórmula do antisséptico consiste em produto viscoso contendo álcool, glicerina e peróxido de hidrogênio, com metodologia de produção recomendada pelo guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que possui as mesmas características do álcool gel 70%. Em relação aos cuidados de prevenção contra o coronavírus, Felipe garantiu que as medidas estão sendo tomadas. As equipes de trabalho estão sendo divididas em no máximo quatro pessoas, que estarão em turno único de seis horas no laboratório. 

A expectativa é ajudar a diminuir o impacto da demanda causada no sistema de saúde de Rio Grande por causa do coronavírus. Felipe acredita que conseguindo produzir o suficiente para atender os principais hospitais, todos estarão enfrentando juntos essa causa, saindo melhores ao final de tudo.

De acordo com os envolvidos, em poucos dias já serão disponibilizados os primeiros lotes do produto, feitos a partir da estrutura e insumos da própria universidade. A previsão inicial é de produzir 120 litros por dia, podendo ser aumentado para 480 litros conforme disponibilidade de insumos.

Voltar Topo