Rio Grande

Saúde

Governo do RS anuncia novos equipamentos de UTI para Rio Grande

Por Redação , 29/06/2020, 20h16

O Rio Grande do Sul ganhou mais um esforço de equipamentos para a rede pública hospitalar. Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite anunciou o recebimento de 140 respiradores modelo beira-leito (usados em UTIs) enviados pelo Ministério da Saúde. A cidade do Rio Grande através da Santa Casa, receberá nos próximos dias 10 respiradores.

Os equipamentos virão para colocar em funcionamento os 10 leitos de UTI que o Estado já havia credenciado para atender pacientes com coronavírus. Porém, para que os leitos entrem efetivamente em operação é preciso adquirir outros equipamentos.

Os equipamentos chegaram ao Estado no domingo (28/6). Ao longo desta semana, a Secretaria da Saúde definirá, de acordo com critérios previamente definidos, quais municípios receberão os respiradores. Do total de 140, 112 respiradores já estão com destino definido.

"Destaco o importante apoio do Ministério da Saúde que, mesmo com trocas de titulares, têm mantido firmeza no suporte técnico aos Estados. Com essa leva, atingiremos mais rápido nossa meta de chegarmos aos 1,9 mil leitos de UTI no Rio Grande do Sul, uma ampliação de 100% da estrutura da rede pública hospitalar", afirmou o governador.

Os equipamentos são fundamentais no enfrentamento à Covid-19, porque ajudam pacientes com dificuldades para respirar, e o uso é indicado nos casos graves da doença.

Imagem: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Voltar Topo