Rio Grande

Solidariedade

PUCRS e Marista São Francisco realizam doação de protetor facial para a Santa Casa do Rio Grande

Por Assessoria , 31/07/2020, 19h26

Desde o começo da pandemia do Covid-19, a PUCRS, por meio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), iníciou um movimento de produção e doação de protetores faciais para os profissionais e instituições de saúde e assistência social envolvidos no esforço de combate à Covid-19. O Tenocpuc articula uma série de parcerias para esta ação, que envolvem a doação de protetores faciais, insumos e impressoras 3D, assim como a produção própria no Parque. A produção é realizada no Tecnopuc Fablab, laboratório do Tecnopuc gerido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia).

O protetor facial de número 10 mil foi entregue pelo Colégio Marista São Francisco para a Santa Casa do Rio Grande. A entrega foi realizada pelo Diretor do Colégio Marista São Francisco, Ir. Jader Luiz Henz e a Presidente da Associação de Pais do Colégio Marista São Francisco (APAMESFRA), Claudete Miranda Abreu. O Gestor Hospitalar do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, Pedro Henrique Quevedo, representou a instituição no momento, e agradeceu pelo gesto, ressaltando que isso faz parte dos olhos da sociedade para a instituição da Santa Casa.

Além disso, foram escritas cartas pelos nossos estudantes da Catequese para os profissionais da saúde que estão trabalhando para combater o coronavírus na nossa cidade, e entregues ao gestor. No próximo mês, o Colégio realizará uma nova entrega de equipamentos de proteção individuais para o Complexo Hospitalar.

O diretor do Colégio Marista São Francisco, Ir. Jader Luiz Henz, relembra que a solidariedade é um valor presente na instituição Marista desde os primórdios da sua fundação. “Encontramos, nos livros de história Marista, relatos do Pe. Champagnat e dos primeiros irmãos, abrindo mão do pouco que tinham para doar aos que mais precisavam. Mais do que nunca, hoje, o olhar sensível às situações que exigem a nossa ajuda, levou o Colégio Marista São Francisco, em parceria com a Associação de Pais e Mestres e a PUCRS, a fazer essa doação à Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. É uma singela maneira de retribuir ao imenso trabalho realizado pelos profissionais de saúde no combate a essa pandemia”, frisa Ir. Jader.

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, salienta: “Estamos vivenciando um tempo sem precedentes na história da humanidade. Parece-me que uma experiência comum é aquela que quando achamos que tínhamos as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. Motivo de alegria a relevante contribuição no sentido de minimizar os riscos e priorizar a saúde com a produção dos protetores faciais, que alcançam a marca de 10 mil peças doadas pela PUCRS. Parabenizo o Tecnopuc pela dedicação de cada um, e agradeço as empresas parceiras que contribuem de forma significativa para essa ação em prol da saúde”, ressalta Teixeira.

Imagem: Divulgação/Assessoria

Voltar Topo