Esportes

Futebol

São Paulo empata em Veranópolis

16/12/2017, 13h05

O São Paulo viajou a Veranópolis para enfrentar a equipe local no primeiro amistoso preparatório para o Gauchão. Apesar do 0×0, a partida foi muito movimentada. O Leão criou muitas oportunidades, principalmente no decorrer da segunda etapa, e poderia ter saído vencedor da partida.

Primeiro Tempo

O embate marcou o primeiro teste do elenco contra um adversário direto na disputa Gauchão 2018. Surpreendendo a equipe adversária, a equipe de Claiton começou marcando no campo adversário, e teve as primeiras oportunidades de gol da partida. Em uma delas, Rafael Pilões saiu da grande área, trazendo consigo a marcação. O volante Leanderson invadiu a área em velocidade e recebeu o passe após excelente trabalho de pivô de Pilões. Dentro da área, o volante carregou a bola e finalizou rasteiro. Defendida por Reynaldo.

A equipe do Veranópolis buscou, com êxito, a manutenção da posse de bola como estratégia para buscar seu melhor jogo. Aos 12, conseguiu assustar pela primeira vez o goleiro Nícolas, com um cabeceio para fora de Leo Dagostini. O São Paulo respondeu em cruzamento fechado de Anderson Pico que Rafael pilões desviou, de casquinha, levando perigo à meta de Reynaldo.

O jogo era bom, correspondendo às expectativas de um amistoso preparatório entre duas equipes que buscam algo maior dentro da competição estadual. A finalização de maior perigo na primeira etapa foi do VEC. Talles Cunha recebeu dentro da meia lua e chutou rasteiro, buscando o canto esquerdo. A bola passou raspando a trave direita, com muito perigo.

Segundo Tempo

O intervalo fez bem aos comandados de Claiton. O Leão voltou melhor à segunda etapa e teve mais chances de sair com a vitória. Uma delas, em contra-ataque de alta velocidade, protagonizado por Marlon e Janderson. Após uma arrancada de aproximadamente 50 metros, Marlon alcançou a bola para Janderson, cara a cara. O goleiro Reynaldo foi preciso na saída do gol e travou o chute, no rebote, Marlon tentou o gol, mas Reynaldo fez nova grande defesa, impedindo o São Paulo de sair na frente;

Acuado, a equipe do Veranópolis não conseguia manter posse de bola no campo ofensivo. Aos 10 minutos, Anderson Pico subiu em velocidade pela lateral esquerda e cruzou, em arco, na cabeça de Janderson que disparava na segunda trave. O atacante rubro-verde cabeceou e a bola ainda triscou a forquilha antes de correr pela linha de fundo.

Passado o sufoco, o Veranópolis buscou o ataque novamente. Porém, quando encontrou o caminho do gol, o goleiro Nícolas mostrou estar atento na partida. Felipe Mationi foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para dentro da área. O atacante Wesley invadiu em velocidade, antecipou a zaga, e conseguiu a finalização próxima a risca da pequena área. Nicolas cresceu na frente do atacante e efetuou grande defesa, salvando o Leão.

A partir dos 20, Claiton promoveu o revezamento em todos os setores da equipe, permitindo-se testar todas as possibilidades nesta partida amistosa. Entretanto, as frequentes trocas não influenciaram no entrosamento da equipe, que continuou ocupando o campo de ataque. O Leão ainda teve duas oportunidades de marcar antes do término da partida. O atacante Alex recebeu dentro da grande área, cortou o zagueiro, que passou lotado, mas a cobertura foi eficiente para travar o que poderia ser o primeiro gol; e Pedro cobrou falta da risca da grande com força, a bola rebateu na zaga adversária e ficou viva dentro da área, antes de ser afastada por Jadson Silva.

O 0×0 foi mais persistente que ambas as equipes, e o jogo terminou empatado. Entretanto, em uma partida amistosa, o desempenho é mais importante que o resultado, e o São Paulo retorna satisfeito dos resultados obtidos na partida, principalmente tendo em vista a qualidade do adversário enfrentado.

“Estou contente com a partida que fizemos aqui hoje, podemos enxergar muitos elementos positivos dentro de campo. Temos uma excelente equipe, muito experiente. Os jogadores não sentiram os fatores adversos como o calor, a viagem longa, e fizeram uma grande partida.” Falou o gerente de futebol Diego Ziegg no retorno a Rio Grande.

O próximo amistoso preparatório está marcado para o dia 29, contra o São José, no Estádio Passo D’areia.
 
Escalação

SCSP - Nícolas; Thiago Machado(Pedro); Guilherme(Marcelo), Gulith(Ricardo Bierhals), Anderson Pico(Jefferson Falcão); Leylon(Renato), Leanderson(Labarthe), Diogo(Feijão – Fred Saraiva); Marlon(Paulista), Janderson(Alex) e Rafael Pillões(Luís Gueguel). Técnico: Claiton.

Voltar Topo