Estado

Operação Golfinho

Corpo de Bombeiros apresenta novas tecnologias para prevenção e salvamento nas praias gaúchas

Por Assessoria , 12/01/2018, 09h18

O  Corpo de Bombeiros Militar do RS promove na terça-feira, 16, uma entrevista coletiva, em Imbé, para apresentar as estatísticas dos primeiros 30 dias, da 1ª Operação Verão do CBMRS, após o desmenbramento da Brigada Militar. Os dados incluem número de salvamento, perfil das vítimas (salvados), ranking das praias e o aprimoramento das ações preventivas desenvolvidas, de 16 de dezembro de 2017 à 15 de janeiro de 2018.

No dia da coletiva, serão apresentados os novos equipamentos, como a utilização de drone nos salvamentos: uma tecnologia com potencial para evitar mortes por afogamento. O sistema é composto por um software que foi desenhado especificamente para esse fim, com uma boia inflável, acoplados a um drone. Da guarita, um guarda-vidas, pode enviar a boia, por via aérea, até a chegada da equipe de regate. O alcance é de 800 metros à três quilômetros.

Para o verão deste ano, também estão sendo adquiridos, quadriciclos, veículos testados e com grande capacidade operacional, que serão destinados para atuação na orla, otimizando uma maior área de abrangência e vigilância das equipes de salvamento. No dia da coletiva também haverá demonstração do veículo.

A 1ª Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do RS abrange 329 guaritas no Litoral Norte, Litoral Sul e em águas internas. Iniciou em 16 de dezembro e que deve durar até o dia 4 março de 2018.

 

Foto: Divulgação

Voltar Topo