Polícia

Apreensão

Operação apreende 500 kg de camarão em RG

Por Redação , 14/02/2018, 09h35

A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), desencadeou nesta terça-feira, 13, uma operação com o objetivo de intensificar a fiscalização ambiental sobre as atividades pesqueiras no estuário da Laguna dos Patos, além coibir a pesca ilegal, o transporte do camarão rosa e outros delitos relacionados.
 
Por meio de uma denúncia anônima, os policias receberam a informação de que uma camionete estaria transportando uma grande quantidade de camarão para a região metropolitana, sem nota fiscal e procedência duvidosa.

O veículo foi identificado e abordado pela guarnição de serviço da PATRAM, na BR 101, próximo ao distrito de  Bojurú, em São Jose do Norte. Dentro do veiculo foi possível visualizar aproximadamente 500 kg de camarão beneficiado, armazenados em sacos plásticos de um quilo cada e sem a devida refrigeração.

O motorista do veículo foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São José do Norte. Ele responderá pelo crime do art. 7º, inciso IX da Lei 8137/1990, que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo.

O camarão  era transportado  sem a devida inspeção sanitária, portanto impróprio para o consumo humano, conforme laudo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI, e será enviado para perícia, com a finalidade de comprovar a caracterização de crime ambiental, conforme prevê instrução normativa do IBAMA. 

A PATRAM orienta que denúncias poderão ser realizadas através do telefone 3235-4702. As ações de fiscalização estão sendo intensificadas em toda região por terra, água e ar, inclusive com a utilização de um drone.

Com informações e fotos: PATRAM Rio Grande

Editado por Rodrigo de Aguiar

Voltar Topo