São José do Norte

Prevenção

SJN promove atividades pelo Março Lilás

Por Joseane Duarte , 13/03/2018, 18h00

O mês que marca a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de colo uterino terá atividades especiais, promovidas pela Secretaria de Saúde de São José do Norte. Os temas abordados estão relacionados ao protagonismo da mulher na sociedade contemporânea, autoestima, formas de violência e os diferentes papéis desempenhados pela mulher.

A programação inicia na quarta-feira, 14, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), às 13h30min, na sede do Beira Mar. O assunto será sobre os benefícios da atividade física em relação à saúde, alimentação saudável e aleitamento materno como fator favorável à prevenção do câncer.

Na quinta-feira, 15, a comunidade de Bojuru recebe a equipe na unidade Estratégia Saúde da Família, a partir das 9h, tratando sobre a importância do fortalecimento da musculatura pélvica e prevenção da incontinência urinária, assim como os direitos sociais da pessoa com câncer. Na oportunidade, será feita a coleta de material para o exame preventivo, orientações sobre o autoexame de mamas, planejamento familiar e a importância da vacinação contra o HPV.

O ESF Veneza terá caminhada e realização de testes rápidos, a partir das 9h. Ao longo do dia, a equipe do Posto Central vai realizar a coleta de material para o exame preventivo nas mulheres atendidas pela unidade móvel que já agendaram o procedimento previamente.

Outras atividades ainda serão realizadas ao longo deste mês, como o projeto Mulheres Guerreiras: histórias de superação, dedicação e reconhecimento, que integra a programação do dia 17 de março.

 Foto: PMSJN/Divulgação

 

Voltar Topo