FURG

Saúde

HU realiza mutirão de atendimento à população

Por Assessoria , 20/04/2018, 18h05

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou atendimentos na Semana Nacional da Voz. O objetivo foi alertar a respeito dos riscos e consequências da falta de cuidados com a garganta e o aparelho fonador. As atividades foram realizadas na terça-feira, 17, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo.

Inicialmente, o gerente de Atenção à Saúde (GAS) do HU-FURG, Fábio Lopes, falou da importância da Semana Nacional da Voz, bem como da necessidade de cuidados e prevenção com o aparelho fonador, especialmente da laringe – cordas vocais. Em seguida, as fonoaudiólogas, Joice de Araújo e Cecília Almada, ministraram a palestra “Cuidados com a voz”. Foram apresentadas dicas para manter a saúde vocal, dentre elas: beber bastante água em temperatura ambiente; evitar fumar e consumir álcool; manter o volume normal da voz; articular bem as palavras, bem como evitar alimentos pesados ou que causem azia e má digestão.

O tema “Câncer de Laringe”, foi abordado pelo gerente da GAS e médico cirurgião de cabeça e pescoço, Fábio Lopes. Ele destacou que a combinação tabaco e álcool aumenta consideravelmente a chance de a pessoa vir a ter câncer de laringe - correspondente a 25% dos tumores de cabeça e pescoço. Outro sintoma inicial do câncer de laringe e facilmente perceptível é a rouquidão que costuma ser progressiva.

Após, os profissionais da Unidade Cérvico Facial do HU-FURG, da Fonoaudiologia e os acadêmicos da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina (FaMed/FURG) realizaram um mutirão de atendimento, com triagem de casos suspeitos de câncer de laringe. Das pessoas atendidas, 17 apresentaram alterações e foram encaminhadas para a realização do exame de videolaringoscopia. Após os exames, quatro pacientes tiveram necessidade de realizar biopsia, a fim de confirmar a suspeita do câncer de laringe.

Outras patologias não foram atendidas neste dia, mas encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde para prosseguimento da avaliação de suas queixas.

Foto: Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh/Divulgação

Voltar Topo