São José do Norte

Leitura

Feira Literária inicia hoje

Por Assessoria , 23/04/2018, 10h14

Com a leitura, o mundo se torna ainda melhor. É este o olhar proposto pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec) com a Feira Literária, que inicia nesta segunda-feira, 23, no salão paroquial da Igreja Matriz.

A programação, que segue até o dia 26 de abril, é direcionada prioritariamente aos alunos da rede municipal de ensino pública e privada, com algumas atividades abertas à comunidade.

Oficinas e sessões de contação de histórias são exclusivas para o público escolar. Já o troca-troca de livros, a visita ao estande livreiro e as exposições artísticas poderão ser prestigiadas por toda a comunidade nortense.

A prática da leitura é um dos meios pelos quais se obtém conhecimento nas mais diversas áreas, facilitando a argumentação e enriquecendo o vocabulário. Ciente do papel da escola nesse contexto, a Smec busca despertar o gosto pela leitura, a fim de propiciar a formação de estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação.

A leitura e escrita desafiam a imaginação e possibilitam o crescimento intelectual, além de saciar o constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam; perceber o mundo sobre diversas perspectivas; relacionar a realidade ficcional com a que vivemos e possibilitar o conhecimento de diversos gêneros literários.

Com este projeto, a secretaria pretende, ainda, preparar os educandos aos constantes e recorrentes mudanças do mundo moderno, que constrói - e é construído por - uma sociedade letrada, que precisa saber ler, interpretar, escrever e principalmente se comunicar/falar bem.

 

Foto: PMSJN / Divulgação

 

 

Voltar Topo