Rio Grande

Travessia

Reativação da Balsa Santa Isabel é discutida em Arroio Grande

Por , 16/04/2018, 15h24

A reativação da balsa que faz a travessia do canal São Gonçalo, no Distrito de Santa Isabel, está sendo discutida entre as Prefeituras de Rio Grande e Arroio Grande.

O vice-prefeito de Rio Grande, Paulo Renato Gomes, explicou que a travessia da balsa esteve durante muito tempo desativada, voltando a funcionar há pouco tempo, mas novamente teve o trajeto interrompido. “O impasse está entre a concessionária do serviço e a empresa contratada para operar. Tentamos intermediar uma solução entre os representantes de ambas, para que a travessia voltasse a operar imediatamente”, explicou o vice-prefeito.

A balsa de Santa Isabel, que voltou a operar em junho de 2014, após dez anos desativada, auxilia no escoamento de soja e de arroz até o Porto de Rio Grande, reduzindo a distância entre os municípios em mais de 100 quilômetros. A retomada do transporte pela balsa é importante para a economia de Rio Grande, Arroio Grande e região.

O retorno dos serviços da balsa depende das melhorias do acesso até a balsa, tanto nas adjacências de Rio Grande, quanto nos limites de Arroio Grande. “São 18 km do nosso lado e 40 km do lado de lá. Na reunião também discutimos melhorias para as condições de trafegabilidade dessas estradas de chão”, comenta Gomes. “O DAER acompanhou a reunião. Na ocasião outro assunto abordado foi a fundamentação da ideia da construção de uma travessia a seco, como alternativa para a balsa”, complementou Renatinho.

O vice-prefeito também sugeriu que o assunto fosse levado a reunião ordinária da Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul).

Com informações da Assessoria de Comunicação/Foto: PMRG/Divulgação

 

 

Voltar Topo