Rio Grande

Reconhecimento

Professor Maninho será empossado como membro da Academia Rio-Grandina de Letras

Por Rodrigo de Aguiar , 14/05/2018, 17h18

A Academia Rio-Grandina de Letras empossará no próximo sábado, na cadeira de número 34, o professor e escritor João José Reinbrecht Braga, mais conhecido como “Maninho”. A sessão solene acontecerá no auditório da Livraria Vanguarda do Partage Shopping, a partir das 18h.

De acordo com o presidente da instituição, Francisco das Neves Alves, a Academia tem como tradição homenagear pessoas que atuam em prol da cultura do município e Braga se enquadrou perfeitamente nos padrões estabelecidos. “Nós tivemos uma experiência muito positiva nos cinco encontros em que o professor Maninho participou conosco na condição de pré-acadêmico. Nessas oportunidades, ele se mostrou uma pessoa solícita e participativa, se constituindo como uma ótima aquisição para a Academia”, explicou Neves.

Apesar de ser formado na área das ciências exatas, Maninho escreveu os livros Histórias de Professores e Alunos, Volumes 1 e 2 e Saudade Em Palavras: Uma Volta ao Passado, este último onde ele lembra como era a vida dos adolescentes das décadas de 50, 60 e o começo da de 70. Em entrevista a reportagem do Grupo Oceano, Maninho explicou que em um primeiro momento ficou perplexo com o convite, mas se sentiu lisonjeado com a lembrança e o carinho daqueles que indicaram seu nome.

Sobre os encontros prévios na Academia, Maninho disse que foram momentos de extrema valia para que ele pudesse conhecer o andamento das atividades e até mesmo confirmar seu interesse em fazer parte dos quadros da instituição. Braga é professor há 46 anos e desde 1999 é aposentado da Universidade Federal do Rio Grande.

Foto: Arquivo Grupo Oceano

Voltar Topo