FURG

Artes Visuais

Mostra de documentários da África do Sul será realizada na próxima semana

Por Assessoria , 15/05/2018, 12h03

O projeto de extensão Experimentextos e o Núcleo de Exposições das Artes Visuais, com apoio do Instituto de Letras e Artes (ILA) e em parceria com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (Neabi), realizam a Mostra de Documentários da África do Sul, que visa estabelecer pontes dialógicas entre Brasil e África do Sul. O evento será realizado de 23 de maio a 6 de junho no prédio de Artes Visuais da FURG. A Mostra tem organização e produção de Adriana Miranda da Cunha e Calum MacNaughton.

Uma das propostas da produção é provocar debates a partir de temáticas abordadas nos filmes que conectam a África do Sul e o Brasil, países cujas “estruturas pós-colonialistas resultam em dinâmicas sociais similares, em termos de construção de espaço de diversidade, integração de subculturas, resgate da cultura indígena, justiça social, direitos humanos, segurança urbana e questões relacionadas ao manejo de recursos ambientais", segundo os organizadores. 

O evento prevê a exibição de dois filmes seguida de debates abertos à comunidade, com os temas "conflitos sociais e abuso de poder" e "migração e invisibilidade social", além de outros dois filmes de curta e média duração que ficarão em exibição contínua durante todo o período da mostra. Mais informações podem ser obtidas no site http://sadocsfestival.wixsite.com/south-african-docs.

Voltar Topo