Estado

Eleições 2018

OAB/RS lança campanha Vote Consciente

Por Redação , 08/08/2018, 08h25

Quando um brasileiro decide pedir uma tele-entrega de pizza, ele passa a pesquisar preços, comparar variedades, visitar sites com cotações, consultar amigos pelo WhatsApp. É realizado um amplo levantamento de informações, quase uma varredura, para encomendar uma refeição. Por que não essa mesma postura não é adotada na hora de planejar o voto?

 

Para incentivar e estimular os eleitores brasileiros a pesquisarem, compararem e buscarem informações sobre os candidatos para a eleição de 7 de outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) lança, nesta quarta-feira, 08, no Theatro São Pedro, a campanha Vote Consciente. “É uma contribuição social da nossa entidade. Acreditamos na política, mas precisamos de bons políticos. Dessa forma, idealizamos a campanha a fim de levar o máximo de informação à população”, destaca o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier.

 

Em relação ao lançamento, a programação terá início às 20 horas. O presidente nacional da OAB, o gaúcho Claudio Lamachia, estará presente. Além dos vídeos oficiais da campanha, desenvolvidos em parceria com alunos da ESPM, haverá um Cine-Debate sobre as eleições de 2018 e uma performance musical com Hique Gomez e a rapper Negra Jaque. “Existem, sim, bons nomes na política. Mas eles precisam ser reconhecidos pela sociedade. O amadurecimento da nossa jovem democracia passa pelo voto”, sustenta Breier. O acesso ao evento é gratuito.

 

Desde o ano passado, a OAB/RS vem trabalhando internamente nesta mobilização. Reuniões com lideranças empresariais, associações de bairros e líderes comunitários da capital foram realizadas na sede da entidade. Com 106 Subseções em todo o Estado, a capilaridade é um dos trunfos para engajamento dos gaúchos. “Teremos eventos sendo realizados em diferentes municípios nesta quarta-feira, 08, capitaneados pelos presidentes de diversas subseções", frisa Breier. Em razão desse envolvimento da seccional gaúcha, o lançamento nacional da campanha Vote Consciente será em Porto Alegre.

 

Os vídeos da campanha serão exibidos em emissoras de TV e nas redes sociais da Ordem. Da mesma forma, emissoras de rádio se colocaram à disposição de rodar mensagens do Vote Consciente. Já está no ar o site que será abastecido com informações nas próximas semanas: www.voteconsciente.org.br.

 

Esse movimento já conta com os seguintes apoiadores: Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Arquidiocese de Porto Alegre, Federasul, Fecomércio, FCDL, Federação Gaúcha de Futebol, lideranças comunitárias, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, Sescon RS; veículos de Comunicação do RS, ESPM e Theatro São Pedro.

 

À frente da iniciativa, estão: o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Paulo Moreira Cardoso de Oliveira e a conselheira seccional Fabiana Barth. A organização do projeto está sob a liderança da equipe de Comunicação Social da OAB/RS.

 

Fonte: Felipe Vieira

 

 

Voltar Topo