Rio Grande

Comemoração

Cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Guarda Municipal aconteceu nesta quarta

Por Assessoria , 10/10/2018, 17h37

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), realizou na tarde de hoje, data em que é celebrado o Dia Nacional da Guarda Municipal, uma cerimônia em homenagem aos servidores que compõem o quadro de atividades da categoria em Rio Grande.

Em sua fala, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, comentou sobre a importância do treinamento e qualificação continuada para a garantia da segurança dos servidores que estão na linha de frente, assim como os da Guarda. “O conjunto de ações que foram desenvolvidas ao longo dos anos, nos desafiam cada vez mais a avançar e quando se fala no serviço ou nas dificuldades da segurança pública, acredito que o melhor caminho é o trabalho em rede, a soma de esforços e a integração para que possamos, de forma articulada, fazer a diferença para minimizar os problemas de segurança no Município”, disse o prefeito, que em seguida, parabenizou os servidores pelo trabalho realizado.

O secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brusch Terres, comentou sobre o desafio da realização do trabalho em conjunto ressaltando os avanços feitos pela Guarda Municipal em 2018, como a adesão ao Sistema de Segurança Integrado com os Municípios (SIM) e a participação de servidores na capacitação de inteligência. “Todos esses avanços que a Guarda Municipal tem tido e que vai continuar tendo, como o trabalho cada vez mais externo e voltado ao atendimento à população, depende desses servidores e servidoras, por isso, deixo aqui minha admiração e os parabenizo pelo aniversário”, completou.

Em seguida, com a palavra, o comandante da Guarda, José Raulim Gandra, falou sobre como se sente ao fazer parte da história da instituição. “Quando comecei a trabalhar aqui, em 1999, eu não esperava passar por toda essa jornada, mas já faz muito tempo e eu tenho visto que a Guarda Municipal passa a ser cada vez mais experiente, se inserindo na sociedade de uma forma a trazer novas tecnologias de segurança e isso é muito importante. A comunidade reconhece a Guarda Municipal como um órgão de segurança pública e eu me sinto feliz por fazer parte dessa história”.

Durante a cerimônia, representando simbolicamente todos os servidores que compõem a categoria aqui no município, os guardas Marília Rocha Amaral, Lindomar da Silva Rodrigues e Carlos Eduardo Batista Freitas foram homenageados através do recebimento de certificados, os dois primeiros por serem, respectivamente, os servidores do quadro feminino e masculino com mais tempo de serviço em atividades, e o terceiro, por ser o servidor que ingressou mais recentemente no efetivo. Além deles, foram lembrados e homenageados os servidores que não exercem mais a atividades, já falecidos.

O Dia Nacional da Guarda Municipal foi instituído pela Lei nº 12.066 em 29 de outubro de 2009, sendo assinada por José Alencar Gomes da Silva, vice-presidente que, no período, exercia o cargo de Presidente da República. Ainda em homenagem a esses servidores, segundo a SMMAS, no dia 17, próxima quarta-feira, será realizada na Câmara Municipal do Rio Grande, uma sessão solene em agradecimento pelo atendimento que prestam a comunidade rio-grandina diariamente.

Fotos: Jéssica Correa/PMRG

Voltar Topo