Rio Grande

Solenidade

Projetos Ametista e Renascer 2018 encerram com cerimônia no 5º DN

Por Rodrigo de Aguiar , 11/10/2018, 17h00

O Comando do 5º Distrito Naval (5º DN) realizou na tarde desta quinta-feira a solenidade que marcou o encerramento das atividades de 2018 dos projetos Ametista e Renascer, realizado com jovens dos sexos masculino e feminino, moradores das cidades de Rio Grande e São José do Norte. A cerimônia, que contou com a presença de amigos e familiares dos integrantes, foi realizada no pátio da unidade militar com a participação da banda dos Fuzileiros Navais do município.

As 39 meninas e os 35 meninos frequentaram, ao longo de 19 semanas, cursos profissionalizantes e participaram de diversas atividades como palestras sobre drogas, higiene pessoal e cuidados com a saúde. Além disso, os jovens receberam conhecimentos de ordem unida e disciplina, os quais são vivenciados diariamente na Marinha do Brasil. A programação contemplou, ainda, visitas a museus, órgãos públicos e exposições.

Em sua fala, o comandante do 5º DN, vice-almirante José Renato de Oliveira, enalteceu a presença das famílias neste momento considerado extremamente importante para a instituição e disse que os integrantes desta edição aprenderam durante o período em que estiveram incorporados aos projetos noções de cidadania e como se tornarem pessoas melhores. O oficial lembrou do legado deixado pelo imperial marinheiro Marcilio Dias e lembrou da importância de cada um dos formandos para o futuro do país.

O jovem Maxwel Ferreira Silveira, de 16 anos, disse que a participação no projeto Renascer foi uma das melhores oportunidades de sua vida, pois lhe permitiu crescimento pessoal e possibilitou o despertar para o seguimento na carreira militar. “Quero seguir na carreira militar e aqui pude conhecer os Fuzileiros Navais, pois acreditava que existiam apenas a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, mas agora penso em fazer o Colégio de Fuzileiros Navais”, explicou Ferreira.

Já a adolescente Cariz Helena Sanches das Neves, de 17 anos, revelou o desejo de continuar participando do projeto, tamanha a satisfação e o crescimento proporcionado a ela. A participação também lhe permitiu fazer a escolha pela Enfermagem, profissão que pretende seguir no futuro. “A participação no projeto foi muito importante para mim, pois serão ensinamentos que vou levar comigo para a vida inteira. Além disso, o projeto me ajudou a definir a Enfermagem como minha profissão, pois estava dividida entre ela, Psicologia e Medicina Veterinária”, finalizou ela bastante emocionada.

Representando o executivo municipal, o vice-prefeito Paulo Renato Matos Gomes, lembrou da importância da realização do projeto para a vida dos participantes, os quais tiveram a possibilidade de formação profissional e com o olhar voltado para o futuro. “Sem sombra de dúvidas, resgata a emoção e, principalmente, as coisas boas de um futuro cidadão do município do Rio Grande, do nosso estado ou país. Está de parabéns a Marinha por resgatar esses valores e a gente fica muito feliz de presenciar essa oportunidade de um futuro melhor para nossa juventude”, completou Gomes.

Fotos: Rodrigo de Aguiar/Grupo Oceano

Voltar Topo