Por Guilherme Rajão
jornalismo@grupooceano.com.br
O candidata ao cargo de chefe do Executivo Municipal rio-grandino, Assis Lilja (PSD - Coligação "Com trabalho e respeito, o Rio Grande tem jeito"), concedeu, na manhã desta terça-feira (08), entrevista ao programa Giro Oceano. O momento integra o projeto "Eleições 2020 Grupo Oceano - Sua escolha, nosso futuro!" que contempla entrevistas com os oito candidatos no Giro Eleições, além da realização do "Grande Debate", marcado para o dia 10 de novembro, a partir das 20h no Hotel Villa Moura Executivo.
Confira, na íntegra, a entrevista concedida pelo candidato Assis Lilja (PSD - Coligação "Com trabalho e respeito, o Rio Grande tem jeito") à Rádio Oceano:
1) Tema: Pós-pandemia
Pergunta: A pandemia trouxe ao Brasil, e isso certamente inclui a cidade de Rio Grande, diversos prejuízos em todos os setores. Quando esse momento passar, será necessário um projeto de retomada, de reorganização e planejamento. Candidata, qual o seu projeto para o momento pós-pandemia?
Resposta: "Bom dia Marcão, bom dia Jean, todos os ouvintes da Rádio Oceano. Bom, o nosso plano de governo ele foi realmente fechado pouco tempo antes de registrarmos nossa candidatura justamente por isso. A gente sabe que depois da pandemia teremos um problema na área da educação, por exemplo com nosso ano letivo completamente comprometido. Também teremos talvez três ou quatro vezes mais famílias em situação de vulnerabilidade social e precisamos colocar nossos olhares atentos à isso, com maneiras de resolver realmente o problemas, não ficarmos lamentando e de mãos atadas para isso. Precisamos desenvolver nossa cidade, tornar ela mais atrativa, potencializar o turismo. Não somente o turismo histórico, não somente no Balneário mas em todas as regiões. Precisamos promover o desenvolvimento sócio-econômico em todas as regiões, pra abranger e promover a geração de emprego e renda. A saúde também, pois sabemos que essas famílias precisam de um acompanhamento diferenciado, então temos que ter um plano pra isso, vamos buscar com toda atenção pois é um momento muito importante. Em várias áreas do nosso município, saúde, educação e geração de emprego e renda."
2) Tema: Saúde
Pergunta: A pandemia evidenciou uma série de problemas estruturais em todo o nosso país. Em Rio Grande, não foi diferente. Nossos hospitais, principalmente a Santa Casa, não suportaram a alta demanda que o momento pedia. Qual seu plano para que avancemos efetivamente no setor da saúde?
Resposta: "Na saúde nós temos que confirmar a adesão à gestão plena de saúde. É necessário, a pandemia mostrou isso e precisamos avançar nisso. Pra nós organizarmos e recuperarmos a saúde financeira da Santa Casa que é um hospital de muita importância pra cidade e região. Na questão dos postos de saúde, nosso plano de governo ele foi feito através de conversas com as comunidades, nos bairros, vilas e interior do nosso Município. Verificamos a necessidade de reestruturar os nossos postos médicos. Nosso plano de governo não tem promessas ilusórias. Nós queremos oferecer à nossa população serviços públicos de qualidade. Sem grandes promessas. Para isso, precisamos reorganizar nossos postos de saúde, reestruturar, dar condições de trabalho aos nossos trabalhadores da saúde e também no interior do município precisamos ampliar o horário de atendimento. Cito situações como a Ilha da Torotama, lugares distantes, que nós precisamos ampliar o horário de atendimento. Algumas vilas como a São Miguel, na qual fomos muitas vezes e precisamos também dessa ampliação. Precisamos de terapeutas para dependentes químicos no programa de estratégia da família e ampliar esse programa, pois achamos de grande importância. O que está bom vamos melhorar, o que está ruim, a gente retira"
3) Tema: Educação
Pergunta: A educação, setor fundamental dentro de um plano de governo, precisa de uma atenção ainda mais especial após a pandemia. Qual a sua proposta para a retomada das aulas levando em consideração o calendário escolar?
Resposta: "Na educação a gente sabe que ela é a base de tudo. A valorização dos servidores em educação no nosso plano de governo é importantíssima. Pra retomada, vimos que no dia 06 de dezembro foi aprovada uma lei da continuação dos anos letivos do calendário. Precisamos aprimorar isso, já vimos que a educação remota tem dado certo. Os professores tem se empenhado muito. Quero aqui valorizar esse empenho desses professores. Acredito que é isso, buscar esse apoio dos professores, andarmos de maõs dadas com eles, pra que nós possamos atravessar esse período aí e colocar nosso calendário em dia. Temos a criação de um grupo de política de aumento salarial, pra nós chegarmos ao piso nacional. Eu queria colocar isso que é de grande importância no nosso plano de governo. Pra nós chegarmos ao piso salarial nacional pra mostrar a valorização que queremos dar a esses profissionais de educação. Quando valorizamos os servidores não é somente na questão salarial. Temos que dar melhores condições de trabalho, de acesso às escolas, melhores condições de valorizar a merenda, uma merenda de qualidade na mesa dos nossos alunos, ampliar o plano da agricultura familiar na questão da merenda dos nossos estudantes."
4) Tema: Emprego
Pergunta: Rio Grande perdeu o Pólo Naval. O projeto da instalação de uma termelétrica está cada vez mais difícil. O comércio foi extremamente afetado pela pandemia. Candidata, como trazer emprego para a comunidade rio-grandina?
Resposta: "Primeiro de tudo é tornar nossa cidade mais atrativa para esses investidores. Promovendo a desburocratização do processo de constituição das empresas e queremos fazer a criação de uma central de promoção de empreendedorismo de geração de emprego e rendas, para orientar, agilizar e desburocratizar os processos dos pequenos e médios empreendedores. Vamos firmar parcerias com a vigilância sanitária, entidades governamentais, Sebrae, CDL, Senac, Furg, utilizar mais nossa Furg e trazer essa comunidade universitária para nos ajudar nessa questão. Essa central vai ajudar esses pequenos e médios empreendedores, desde o processo de constituição, dando orientações da estrutura física, dos gastos para que eles possam colocar em prática esses empreendimentos. E também queremos criar uma política de primeiro emprego juntamente com a criação dessa central, para colocar a importância do primeiro emprego para os jovens e adolescentes. Isso também vai dar uma ênfase para tirar esses jovens da criminalidade e das drogas. E também, na questão do nosso setor industrial, temos que ir em busca desses empreendedores, nós temos tudo, temos um Porto excelente, temos o nosso setor industrial que nós temos que valorizar isso. Para isso temos que deixar nossa cidade mais atrativa, desburocratizando, lutando pela diminuição do pedágio, a gente sabe que isso influencia na questão das empresas virem e isso é de grande importância, mas vamos lutar muito pra que possamos potencializar a geração de emprego e renda no nosso município, trazendo o empresariado para o nosso lado, pois temos a real consciência de que o empresário não é o vilão, ele é o aliado na geração de emprego e renda."
5) Tema: Mobilidade Urbana
Pergunta: Rio Grande sofre, historicamente, com a questão do transporte coletivo. No mundo, a cada dia, diversas alternativas surgem como forma de diminuir os problemas relativos a essa questão. Qual o seu projeto para que tenhamos uma melhor mobilidade urbana?
Resposta: "Nós vamos verificar a questão do decreto de duplicação da ERS-734 pois no trecho entre o Trevo e a Junção, pois realmente é um dos grandes da flexibilização do tráfego na nossa cidade. Dependendo da resposta do Governo do Estado, vamos buscar a municipalização da Avenida Itália para que consigamos fazer aquela duplicação. A questão do transporte, temos que elaborar um edital que contemple todas as regiões do nosso Município. Hoje, por exemplo, vemos no interior do Município pessoas com muita dificuldade, pessoas que trabalham no centro da cidade, com dificuldade de chegar. Precisamos verificar horários e conversarmos com a população a real necessidade pra que nós possamos elaborar um edital que contemple toda população, não somente central, mas nas vilas, nos bairros e interior do município. Na questão do transporte, dar uma infraestrutura melhor nas estradas no interior do nosso município, a gente vê que atinge diretamente os atrasos dos ônibus dessas localidades. Esses problemas também, da questão do tráfego, a gente verifica a importância de dar uma maior mobilidade. A questão da Junção, da estação de embarque e desembarque, precisamos reestruturar, reformar, dar condições para aquelas pessoas que embarcam e desembarcam ali uma condição digna. Vemos ali dia de chuva, lugar escuro, precisamos melhor aquela condição daquela região."
Considerações Finais: "Marcão, Jean, queria agradecer à Rádio Oceano pela oportunidade de estarmos aqui. De colocarmos nossas idéias e projetos para nossa população. Agradecer todos os funcionários da rádio e aos comunicadores o respeito que sempre somos tratados aqui dentro. Estamos buscando uma mudança, colocamos nosso nome, não somos profissionais da política, não vivemos da política mas queremos dar a nossa contribuição para a nossa cidade. E também darmos a possibilidade de mudança, para que a cidade escolha a melhor opção. Não tendo somente duas opções. Queremos oferecer à nossa cidade realmente uma maneira de que elas tenham uma opção diferente que venha contemplar à todos. Fizemos um plano de governo dentro da realidade, dentro de um Rio Grande que é possível, sem promessas ilusórias, um plano de governo contemplando políticas públicas, pra elaboração de políticas públicas que venham a promover o bem-estar e a qualidade de vida da nossa população, buscando oferecer serviços dignos à ela. A gente sabe que por conta dessa grave crise financeira, que vem se agravando após a pandemia, realmente não vamos ter condições de fazer e acontecer. Mas arrumar a casa é preciso, desenvolver a nossa cidade, atrair emprego, potencializar o turismo e oferecer serviços dignos à nossa população. Agradecer à todos, não vou citar nomes que estão nos ajudando, mas muito obrigado Marcão e obrigado Jean"