Por Guilherme Rajão
jornalismo@grupooceano.com.br
O candidato ao cargo de chefe do Executivo Municipal rio-grandino, Engº Rosberguer (PDT), concedeu, na manhã desta quinta-feira (15), entrevista ao programa Giro Oceano. O momento integra o projeto "Eleições 2020 Grupo Oceano - Sua escolha, nosso futuro!" que contempla entrevistas com os oito candidatos no Giro Eleições, além da realização do "Grande Debate", marcado para o dia 10 de novembro, a partir das 20h no Hotel Villa Moura Executivo.
Confira, na íntegra, a entrevista concedida pelo candidato Engº Rosberguer (PDT) à Rádio Oceano:
1) Tema: Emprego
Pergunta: Rio Grande perdeu o Pólo Naval. O projeto da instalação de uma termelétrica está cada vez mais difícil. O comércio foi extremamente afetado pela pandemia. Candidato, como trazer emprego para a comunidade rio-grandina?
Resposta: "Bom dia Marcão, bom dia à todos os ouvintes. A realidade é que no Município de Rio Grande a ineficiência do serviço público gerou alguns entraves. O Município deixou de ser atrativo para muitos empreendimentos e essa é uma realidade que estamos estudando há tempos. Sempre gosto de dizer que o projeto do PDT ele vem em construção há três anos, em três anos nós viemos fazendo uma interlocução com a comunidade e fazendo essa narrativa municipal. Então todos os problemas nós viemos captando e trazendo novas soluções. A realidade é que o Município precisa se tornar atrativo novamente. Então temos um plano de buscar a desburocratização do Município a fim de torná-lo mais atrativo e trazer novos investimentos. Precisamos resgatar nossas potencilidades como a pesca, agropecuária e indústrias em geral. Também uma forma de trazer o emprego é trabalhamos uma potencialidade que está subdesenvolvida aqui, que é o turismo. Ele tem um potencial enorme, nós temos uma riqueza cultural enorme, temos a praia do Cassino, enfim, entre outros pontos turísticos. Nosso projeto, além dessa parte de turismo, nós buscamos também, idealizamos um projeto de desenvolvimento regional, onde junto com os atores aqui da região sul nós desenvolveremos suas potencialidades que estão subdesenvolvidas e assim, de forma conjunta, montaremos um arranjo para fomentarmos o desenvolvimento da região e Rio Grande é um pólo muito importante pelo Porto. Então essas cidades tendo esse desenvolvimento, também trabalharão junto com Rio Grande e traremos novas oportunidades. Implantaremos a biorrefinaria e fomentaremos de forma profissional o turismo que certamente trará bons resultados aqui e geração de emprego e renda."
2) Tema: Mobilidade Urbana
Pergunta: Rio Grande sofre, historicamente, com a questão do transporte coletivo. No mundo, a cada dia, diversas alternativas surgem como forma de diminuir os problemas relativos a essa questão. Qual o seu projeto para que tenhamos uma melhor mobilidade urbana?
Resposta: "Nesse projeto de mudança proposto pelo PDT, uma das variáveis de suma importância é a mobilidade urbana. Nessa construção de uma cidade de verdade, nós idealizamos construir uma cidade inteligente. Então, o tema Mobilidade Urbana é muito importante. E a verdade é que no Município nós tivemos uma crescente da população de maneira exponencial, porém o nosso planejamento urbano não foi suficiente. Na verdade nós não tivemos planejamento urbano. O que sucumbiu nesse problema de mobilidade do transporte coletivo. Nessa interlocução com a comunidade que eu já havia mencionado, nós recebemos inúmeras reclamações e dentre elas sobre a ineficiência do transporte coletiva e o povo clamando pela transparência e a fiscalização. Então é um ponto que nós do PDT Rio Grande temos que abordar e ir em cima. O gestor tem que ter um caminho para a mobilidade urbana, pois o cidadão prima pela mobilidade com excelência. Que seria uma mobilidade onde o cidadão possa se locomover de maneira eficiente, plena e com segurança. Somos sabedores que o Município não está atuando dessa forma. O planejamento que teve esse déficit está acarretando nisso, nessa mobilidade sem qualidade. Então entendemos que precisamos de certa forma atualizar e qualificar o sistema viário urbano, priorizando as áreas de escoamento de tráfego. Isso certamente vai fluir o trânsito e terá mais qualidade. Precisamos qualificar os modais de transporte, até mesmo criação de entrepostos que vai facilitar e qualificar esses modais. Buscamos viabilizar novas rotas de transporte alternativo, e gosto de frisar que seja com segurança e forma plena para todos cidadãos utilizarem, sendo expandida também para as zonas periféricas, não resumindo apenas pela zona central. É dessa maneira que pensamos a mobilidade urbana."
3) Tema: Saúde
Pergunta: A pandemia evidenciou uma série de problemas estruturais em todo o nosso país. Em Rio Grande, não foi diferente. Nossos hospitais, principalmente a Santa Casa, não suportaram a alta demanda que o momento pedia. Qual seu plano para que avancemos efetivamente no setor da saúde?
Resposta: "Realidade é que no passado tivemos a Santa Casa como referência regional e no serviço, e hoje é lamentável vermos a Santa Casa nessa situação. Isso é fruto de incipiência do Executivo Municipal e de gestões péssimas que tivemos no hospital. Pretendemos no projeto do PDT, investir na saúde. A saúde, somos sabedores, não teve a importância devida aqui no Município. Saúde pública é uma constante. Não podemos deixar pra ter saúde, ter postos de saúde, apenas próximo aos anos eleitorais. O que ocorreu, muitas das reclamações que tivemos, sobre obras inacabadas e postos de saúde não tendo seu funcionamento de forma plena. Isso é a população que chega e nos transmite. Nós do PDT temos uma abordagem de investir na saúde básica, que é a saúde do primeiro contato. Que certamente estudos já comprovam que a saúde básico sendo eficiente, vai diminuir o fluxo em hospitais de alta complexidade e consequentemente teremos menos problemas na área da saúde. O PDT quer investir nisso. Quer investir na informatização da saúde básica, pois de maneira informatizada temos uma melhor relação entre o médico, o paciente e consequentemente esse serviço é otimizado e melhora os resultados para toda a comunidade. Entendemos que exemplos de sucesso que ocorrem em todo o mundo podem ser aplicados na Santa Casa, com parcerias. E volto a dizer, temos que investir na gestão hospitalar, na gestão de qualidade, com profissionais de qualidade e isso é um caminho que o PDT busca, quer implementar. E óbvio, com a constante capacitação de todos os agentes da saúde que certamente será benefício para toda a comunidade. Uma saúde de qualidade, com fiscalização e qualificação."
4) Tema: Pós-pandemia
Pergunta: A pandemia trouxe ao Brasil, e isso certamente inclui a cidade de Rio Grande, diversos prejuízos em todos os setores. Quando esse momento passar, será necessário um projeto de retomada, de reorganização e planejamento. Candidato, qual o seu projeto para o momento pós-pandemia?
Resposta: "Marcão e comunidade, ficou evidente que a pandemia nos trouxe um alerta para diversas situações errôneas aqui no Município. Foi diagnosticado um vazio institucional em vários segmentos. Nessa maneira precisamos refletir sobre o futuro, sobre as incertezas que estão ocorrendo aqui no Município. Dessa maneira precisamos nos preparar para mitigar essas incertezas. Precisamos preparar de maneira política e econômica, e é por isso que o PDT ele vem hoje com uma gestão transparente e inovadora preparada para esse momento pós-pandemia, e gosto sempre de elencar nosso líder máximo Leonel Brizolla, que sempre dizia que não é raro que momentos de transformações ocorram após momentos de estagnação e crise. E é dessa maneira que o PDT pensa, é dessa maneira que o PDT está trabalhando. Então por isso estamos preparando o Município, queremos implementar ferramentas de planejamento e gestão urbana de maneira apropriada, visando desenvolvimento social, econômico, em níveis aceitáveis. Sempre primamos pelo respeito ao viés técnico econômico, que dá embasamento para o desenvolvimento sustentável no Município. É dessa maneira que o PDT quer. O PDT busca implementar, institucionalizar novas práticas, de gestão que carrego comigo na minha vida privada e eu gostaria de implementar no setor público. É visível que lá nós temos respeito ao dinheiro, cobranças efetivas, respeitamos planejamento e sabemos que no setor público não está ocorrendo. Quero trazer para o setor público, essa vivência, esse respeito ao viés técnico, esse planejamento, de forma eficiente e buscando novos resultados e é assim que vamos trabalhar. Gosto de chamar nosso governador Alceu Colares que diz que precisamos pensar políticas públicas voltadas para a população. E é dessa forma que o PDT vai trabalhar, com gestão, planejamento colaborativa e primando pelo respeito ao dinheiro público."
5) Tema: Educação
Pergunta: A educação, setor fundamental dentro de um plano de governo, precisa de uma atenção ainda mais especial após a pandemia. Qual a sua proposta para a retomada das aulas levando em consideração o calendário escolar?
Resposta: "Bom Marcão e comunidade, nós sabemos que a bandeira do PDT é educação. Nós acreditamos seriamente que o vetor de educação é um vetor de transformação e desenvolvimento sócio-cultural, sócio-econômico no Município. Acreditamos também que através da educação nós podemos primar por uma qualidade de vida melhor, uma cidade mais segura, e é dessa maneira que o PDT quer trabalhar e investir. A respeito do calendário, nós temos que ser sabedores que não temos vacinas, não temos medicamentos, então o momento é de nos resguasdarmos, aceitarmos a ciência, as orientações da ciência e da OMS, esse é o melhor caminho. Enquanto isso, vamos trabalhar, pretendemos trabalhar para investir na saúde da primeira infância, pretendemos também trazer centros culturais para complementar a qualificação dos jovens, pois a bandeira do PDT é a educação, educação integral, mas nós somos sabedores através desse respeito ao viés técnico e econômico que por questões orçamentárias provavelmente nós não temos condições de implementar em toda a comunidade essa escola de tempo integral. Então a maneira que nós prevemos é de qualificar também através desses centros culturais, em turnos inversos, onde o jovem vai receber sua formação, seu curso de idioma, enfim, vai buscar qualificar o jovem para o mundo posterior e criar um cidadão melhor. É dessa maneira que o PDT busca e pretende implementar na educação, que como somos sabedores é um vetor de transformação e mudança que o Município, o estado, o Brasil precisa. A educação vai transformar o mundo e fazer com que obtenhamos níveis de qualidade de vida ainda melhores."
Considerações Finais: "Inicialmente gostaria de mandar um forte abraço aos companheiros do PDT que estão trabalhando de forma árdua nesse projeto de mudança e dizer que essa proposta do PDT é uma proposta de mudança política mas também uma proposta que quer que o cidadão comum interaja com a política de maneira diferente. Que veja a política de maneira diferente. Que saiba que os atores que estão na política devem trabalhar pela população, é nisso que o PDT acredita, é isso que estamos buscando. Que a população interaja e veja a política de maneira eficiente. No meu caso me preparei pra estar à disposição da população com a minha qualidade técnica, minha forma de planejar, minha forma de gerir. Já trabalho com isso e quero propor isso pro Município. Uma gestão diferente, com resultados e eficiente nas políticas públicas. Sei que toda mudança, quebra de paradigma, é muito difícil, mas saibam que se isso acontecer, certamente irá acontecer, estamos unidos por um processo de renovação. Essa renovação é com embasamento, conteúdo, em prol da melhora da comunidade rio-grandina, então convido a todos a participarem desse projeto de mudança do PDT e acreditarem nessa proposta de mudança. Chega dos mesmos. Está na hora de um gestor ter um caminho para o Município. Está na hora de um gestor estar preparado para um caminho para o Município. Os erros são os mesmos, há décadas, as soluções nunca vieram. Então insistir no mesmo, sabemos que estaremos cometendo algo errado. O momento não nos permite mais gambiarra, esse pós-pandemia é um momento crítico e precisamos trabalhar de maneira coerente, de maneira a ter um caminho para o Município. O projeto do PDT ficou três anos estudando para dar o melhor para a comunidade, é isso que apresentamos à todos e contamos com apoio de toda comunidade e que entendam esse projeto de mudança que Rio Grande tanto precisa."