Por Assessoria
A pouco mais de um mês da terceira edição do South Summit Brazil 2024 (SSB 2024), que ocorre entre 20 e 22 de março, o governo do Estado, por meio da ação conjunta de seis secretarias, prepara 12 ações sociais a serem desenvolvidas ao longo de março em paralelo ao evento. Sob a coordenadoria da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), serão realizadas atividades que buscam beneficiar os mais diversos grupos sociais dentro e fora dos muros do Cais Mauá.
O governo do Rio Grande do Sul é correalizador do South Summit Brazil. Criado há dez anos na Espanha, o evento está em sua terceira edição no Brasil, após sua chegada ao país em 2022 por meio de iniciativas e parcerias firmadas pelo Estado.
Desenvolvidas de maneira alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) (veja lista ao final do texto), as ações objetivam promover o acesso de grupos sociais diversos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social, a ecossistemas de inovação e empreendedorismo. As atividades têm previsão de serem realizadas antes, durante e após o SSB 2024 e vão incluir palestras, prestação de serviços, competições, mentorias e incentivos à economia circular.
O vice-governador Gabriel Souza – à frente do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), que coordena as ações do governo estadual no evento – reafirmou a importância do SSB para incluir públicos variados. “Não são apenas os números que comprovam o sucesso do South Summit Brazil, embora já signifiquem muito. Há algo ainda maior: ampliamos o número de ações sociais realizadas antes, durante e depois do evento. Sabemos que o capital humano é o bem mais precioso para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, explica.
“A inclusão, assim como a igualdade de oportunidades, são fundamentais nesse contexto. Conectamos diferentes realidades e mostramos, em iniciativas como o South Summit Next Gen (que reuniu mais de 3 mil estudantes das redes pública e privada de ensino no Auditório Araújo Vianna no ano passado), que a inovação pode estar em tudo e em todos”, destaca o vice-governador.
Conforme a titular da Seidape, Lisiane Lemos, as ações sociais demandam um esforço integrado das secretarias com vistas a expandir o impacto do South Summit e incluir pessoas da periferia. “As iniciativas sociais nos permitem ampliar o alcance na missão de incluir digitalmente todos os habitantes do Estado. Alinhados aos ODS, e com todas as pastas presentes em conjunto com organizações da sociedade civil, conseguiremos demonstrar que tecnologia, inovação e empreendedorismo são para todos", destaca. “Levaremos, assim, o South Summit para os nossos 497 municípios de forma presencial, híbrida ou digital.”
Cidadania e combate à violência
Com atividades voltadas especialmente para os Centros da Juventude (CJ), a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) desenvolve quatro ações no mês do SSB. No projeto Jovem Inovador, a pasta promove um concurso de inovação e empreendedorismo que consiste no envio de vídeos de até três minutos nos quais grupos de jovens propõem soluções inovadoras para problemas de sua comunidade. Seis equipes serão selecionadas para receber mentoria do Programa DUXtec – rede de inovação social, e a primeira colocada ganhará ingressos para o último dia do SSB.
No CJ de Viamão, uma horta comunitária está em processo de elaboração, e formações sobre empreendedorismo e consumo consciente de alimentos estão sendo oferecidas ao longo de 2024.
No projeto Inovação no Combate à Violência Contra a Mulher, a SJCDH equipou um ônibus lilás com tecnologia de ponta e uma equipe especializada para atender mulheres vítimas de violência. A ação, que será lançada no Dia Internacional da Mulher (8/3), trabalha a conscientização social e oferece apoio a mulheres em comunidades do programa RS Seguro. O ônibus também estará presente no Night Summit, evento que ocorre durante as noites do SSB.
Arte e educação
Em uma parceria entre SJCDH e Secretaria da Cultura (Sedac), serão realizados desafios de slam – competição de poesias que envolvem, geralmente, críticas sociais. A primeira etapa será em 19 de março, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), quando serão escolhidos seis jovens para participar da final no palco Music do South Summit Brazil, em 22 de março. O vencedor receberá o prêmio de R$ 1 mil, além de se apresentar na CCMQ em um evento especial.
Pelo terceiro ano, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza, a partir de 18 de março, o Hackatchê, maratona de três dias de trabalho com estudantes da Rede Estadual e especialistas, no Tecnopuc, em Porto Alegre. O evento envolve projetos com potencial para se tornar startups, e que serão apresentadas no palco The Next Big Thing durante o segundo dia do SSB (21/3). Os três primeiros colocados ganham ingressos e viagem para o South Summit Espanha (1º lugar), uma visita à sede da Google em São Paulo (2º lugar) e ingressos e viagem para o Gramado Summit (3º lugar).
Neste ano, o projeto se divide em duas vertentes. Além da maratona, agora intitulada Hackatchê Business, a Seduc também promove o Hackatchê Talks, uma série de conversas com profissionais da inovação, que será realizada no prédio 360° do Tecnopuc com presença de 200 estudantes de escolas estaduais, além de também ser transmitido simultaneamente pelo YouTube.
Ainda no âmbito da Seduc, uma ação promoverá o trabalho de conteúdos do SSB com professores das redes Estadual e Municipal, incentivando o debate sobre inovação na educação e metodologias de aprendizagem, com implementação da tecnologia nas salas de aulas a fim de incentivar o desenvolvimento dos alunos. Para isso, a secretaria vai selecionar professores da rede pública para acompanhar o terceiro dia do evento (22/3). Após o SSB, um fórum de discussão e troca de ideias será realizado para que os professores discutam formas de levar a inovação de maneira significativa para a sala de aula.
Iniciativas para mulheres e mentorias sobre mercado de trabalho
Em uma parceria entre o governo do Estado – por meio da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) – e a empresa Herself, apenadas da Penitenciária Feminina de Guaíba passarão por uma capacitação para aprender a confeccionar bioabsorventes. Os itens possuem durabilidade de até três anos, contribuindo para uma redução no lixo ambiental a longo prazo, além de ser uma opção segura, higiênica e confortável. A parceria vai produzir mil bioabsorventes, que posteriormente serão distribuídos para a comunidade, para estudantes de escolas públicas e para as próprias apenadas.
Já a Seidape promoverá, no último dia do South Summit Brazil (22/3), uma rodada de negócios com até 30 mulheres empreendedoras do setor de tecnologia. A atividade possibilitará a conversa com grandes investidores do ecossistema de inovação presentes no evento, fomentando negócios e proporcionando contatos entre pessoas interessadas em um mesmo objetivo.
Outro projeto da Seidape será o Mulheres Empreendedoras na Periferia, no formato de uma roda de conversas, abordando temas do empreendedorismo para esse público. O palco da ação será a ONG Renascer da Esperança, no bairro Restinga. O local foi escolhido por ser uma referência para as moradoras da região, possibilitando maior acolhimento e conforto para que possam participar da discussão. A conversa vai contar com representantes do projeto Avança Mulher Empreendedora, do governo do Estado e da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS).
Também com apoio da secretaria, serão realizadas mentorias, focadas no mercado de trabalho e empreendedorismo, sobre marketing, vendas e programação, com o intuito de preparar jovens do Campus Caldeira, plataforma educacional do Instituto Caldeira. Os mentores serão selecionados na rede South Summit, composta por finalistas de edições anteriores, embaixadores, palestrantes e patrocinadores, entre outros.
Economia circular
Também com foco em jovens da periferia, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (Sict) realiza a coleta de equipamentos tecnológicos com problemas a fim de consertá-los e doá-los para comunidades periféricas. A ação – que se enquadra na chamada economia circular (ligada à reutilização de materiais e equipamentos) – ocorre por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores, do Coletivo Autônomo Morro da Cruz, em parceria com a Sustentare, responsável pelos pontos de coleta e apresentação do relatório das doações.
No espaço adaptado para recondicionamento dos equipamentos, o Coletivo também realiza cursos e oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco em recuperação de equipamentos de informática usados, dando novas condições de funcionamento (outro tipo de economia circular). Serão quatro pontos de coleta em Porto Alegre, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no Instituto Caldeira, no Tecnopuc e no Nau Live Spaces, disponíveis durante todo o mês de março.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Erradicação da pobreza
Erradicação da fome
Saúde e Bem-Estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água Potável e Saneamento
Energia acessível e limpa
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infraestrutura
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a Mudança Global do Clima
Vida na Água
Vida Terrestre
Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Parcerias e Meios de Implementação